Barrinha de acompanhamento de peso

sexta-feira, 23 de março de 2012

Escolha o alimento certo para colocar no seu pâozinho!! bom final de semana !!

Acerte na escolha do que você passa no pão

Manteiga e requeijão estão entre os complementos mais calóricos e ricos em gordura

Manteiga derretendo no pão quentinho, torrada besuntada de requeijão e, depois, uma geleia para matar a vontade do doce. O prazer da mordida só poderia ser melhor se nada disso engordasse nem um grama sequer! Mas não funciona bem assim; é preciso ficar de olho nos complementos que alegram o pãozinho. "Não adianta escolher um pão integral e um recheio saudável, como o peito de peru, se enchemos o lanche de requeijão, por exemplo, assim, elevemos não só a quantidade de calorias como a de sódio, que pode ser um perigo para pessoas que sofrem de pressão alta", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.  A seguir, a especialista aponta os cuidados que se deve ter com os acompanhamentos para não prejudicar a saúde e a dieta.  

Manteiga
Saborosa, ela é o mais popular dos acompanhamentos, mas é 100% composta por gorduras. Uma colher de sopa tem 75 calorias e 8,3 gramas de gordura. "Por ser de origem animal, feita da gordura do leite, ela apresenta gorduras saturadas e colesterol", explica Roberta. "As manteigas com sal apresentam maior teor de sódio e devem ser evitadas por quem é hipertenso. A mesma quantidade da versão light apresenta menor valor calórico (36 calorias), menos gorduras (4 gramas) e não causa tantos prejuízos à balança".  

Margarina 
Ela pode ser mais saudável do que a manteiga, mas, mesmo assim, pede moderação . "A margarina apresenta menor quantidade de calorias (59 Kcal/10g), se comparada com a manteiga (75 Kcal/10g), já que é feita a partir de gordura vegetal. Ela também apresenta menor quantidade de gordura saturada (6,5 g) e não apresenta colesterol", diz a nutricionista.  
Geleia
Apesar de ser feita a partir de frutas, a adição de açúcar é o grande perigo das geleias. O único nutriente que ela fornece são os carboidratos. São 14 gramas para cada 20 gramas do quitute. "Ele deve ser evitado por pessoas que desejam controlar a ingestão de calorias ou pelos diabéticos. Nesse caso, a melhor opção é a geleia diet que apresenta uma quantidade menor de açúcar", explica a especialista.   
Maionese
Ela apresenta uma composição semelhante a da margarina. "A opção light pode ser utilizada por quem deseja controlar o peso. Mas tanto a versão light como a tradicional apresentam maior quantidade de sódio e, por isso, devem ser consumidas com moderação por quem tem pressão alta", sugere Roberta. São 130 mg de sódio para uma colher de sopa da maionese tradicional, e 125 mg para a mesma quantidade da maionese light.   
Ricota
Ela é considerada o complemento mais saudável para passar no pão. Cada 30 gramas tem 72 calorias e 6 gramas de gordura. Outra vantagem é a pouca quantidade de sódio. "A ricota é uma boa fonte de cálcio e seu consumo deve ser estimulado. Entretanto, para fazer patês é preciso tomar cuidado com a adição de outros ingredientes como, por exemplo, de embutidos (salame, presunto) e, até mesmo, da maionese", explica Roberta.   
Requeijão
A versão tradicional está entre os complementos mais calóricos, além de carregar doses generosas de sódio. Uma colher de sopa tem 74 calorias e 135 mg de sódio. "Para não prejudicar a dieta e a saúde, ele deve ser consumido em pequena quantidade". Opte pela versão light com a metade de calorias (52 kcal) para a mesma porção.  
Patê industrializado
A pasta é uma boa opção para variar e mudar o sabor do recheio do pão, mas pede atenção. "Os patês industrializados apresentam uma quantidade maior de gorduras em sua composição. A maior parte dessa gordura é do tipo saturada, aquela que, quando consumida em excesso, eleva o risco de doenças cardiovasculares", alerta Roberta.  

Pontos - 320
café - 116 -1 copo de café com leite 1 pedaço de pizza ( metade de calabresa metade marquerita)(comecei bem o dia comendo pizza, resisti e não comi à noite. 1X1) rs.
lanche- 0
almoço -105 - metade do prato de salada mista com vagem, 1 mini pastel metade de um file de peixe 2 ovos de codorna 1/3 de torta de frango 1/3 de cuzcuz paulista ( os dois pedaços bem pequeno )
lanche-47-  1 bombom e 1 suco de abacaxi com gengibre
janta -55-  2 paes de forma integral com manteiga ligth e meio pao frances com manteiga e chá branco com lichia
total - 323 pontos - 1162.8 

9 comentários:

Fernanda Soares disse...

Nossa bom saber amiga amo requeijao :/

Fernanda Soares disse...

Nossa bom saber amiga amo requeijao :/

LU disse...

OI Amiga!!
Vida de gorda é uó, eu chamo isso de caloria desnecessária, da pra viver sem, mas eu amo comer essas coisas, e morro pq nao como, deixe nem queria comer mesmo kkkkkk
bjocas

Monica Ferra disse...

Oi amiga, no momento, pão de sal, francês, ta passando batido por mim. Nem compro pra não ter que brigar comigo. Aqui em casa compro o pão 12 grãos, e meu marido é que come. Eu não ligo muito não. Agora se é um paozinho quentinho, saí de baixo que eu esqueço até que sou, não consego comer só um. Por isso não compro. Manteiga eu não compro nunca. Compro sempre é requeijão light e uso em receitas culinárias. Agora descobri também a o creme de ricota light, uma delícia!
Linda, bom fds pra vce e sua família.Bjussssssssssssssssssss

Monica Ferra disse...

Oi amiga, no momento, pão de sal, francês, ta passando batido por mim. Nem compro pra não ter que brigar comigo. Aqui em casa compro o pão 12 grãos, e meu marido é que come. Eu não ligo muito não. Agora se é um paozinho quentinho, saí de baixo que eu esqueço até que sou, não consego comer só um. Por isso não compro. Manteiga eu não compro nunca. Compro sempre é requeijão light e uso em receitas culinárias. Agora descobri também a o creme de ricota light, uma delícia!
Linda, bom fds pra vce e sua família.Bjussssssssssssssssssss

Tereza disse...

Amo requeijão também.....afff.... mas quando como, cuido na alimentação depois pra não extrapolar meus pontos!!
Um lindo final de semana!!
Beijo
Tereza

Felipe disse...

Oi, tudo bem? Estou visistando alguns blogs que eu ainda não conhecia, na blogosfera light, adorei o seu! Venha me visitar: http://diariofat.zip.net/ beijão.

http://diariofat.zip.net/

Amanda disse...

Minha receitinha de ricota veio a calhar!! rsrsrs

Adorei, sabe que sempre ficava me perguntando sobre isso? Que bom que vc postou! beijo

Laninha disse...

Tinha varios meses que não comia pão, eis que essa semana que passou eu comi...kkk
Comi com requeijão, presunto e queijo. Merda total ne?

Mas eu sempre procuro me manter longe dele.

Bom final de semana